SOBRE PILATOS E O ISENTÃO

Pôncio Pilatos foi um personagem controverso na Bíblia. Ele via e intuía que Jesus de Nazaré era inocente, mas que a elite judaica queria crucificá-lo de qualquer jeito. Percebeu o movimento dos fariseus e mestres da Lei na manipulação das massas e desconfiou de todo aquele ódio irracional. No fim das contas, porém, achou inconveniente ir contra toda aquela gritaria.
O pecado de Pilatos, que entrou pra história, foi, o da omissão. Foi lavar as mãos, fazer de conta que não tinha nada com isso. Só que omitir-se é escolher um lado. E geralmente é o de quem tem mais poder.
Em momentos de crise, o "isentão" assume o papel de Pilatos. Sabe que a gritaria histérica é sinal de falta de argumento e de razão, só que escolhe a zona de conforto do descompromisso pra não se desgastar, por conveniência. E pra não se indispor com quem pode mais, claro.
Mas a história prova: quem se omite é tão responsável pelas consequências de sua covardia quanto quem grita pela condenação de quem não cometeu crime algum.
Os omissos entrarão para a história no mesmo papel de Pilatos.

Comentários

Postagens mais visitadas