Depoimento para uma liderança jovem (e marista) do Escalada

Há alguns dias fui contactado por uma jovem amiga de Tiago (ex-coordenador PJM Marista Canela - Salvador) que me pedia um depoimento sobre o rapazinho. Ele participaria daqueles encontros com lideranças jovens em que recebem de surpresa depoimentos escritos de pessoas que passaram na vida deles. Fiquei feliz pelo convite, por fazer o depoimento e por ter escrito o que escrevi. Mais feliz ainda pelo retorno que ele me deu. E que coloquei depois do meu depoimento.

Uma foto-relíquia daquele grupo. Identificam
quem é o rapazinho da história?
Adolescentes. 2007. Viagem de um grupo de jovens recém-iniciado na escola para, de cara, um encontro regional desse projeto em Recife-PE. A verdade é que aquilo era uma aventura, uma aposta. Contaríamos com esses pimpolhos para fazer aquele grupo de jovens vingar, de verdade, "depois"? Só "depois" saberíamos. Idade média: 13 anos. Imaginem o trabalho que deu...

Bem, a novidade não era o trabalho que tínhamos com aquela meninada do bem, mas "meninada" de qualquer maneira. Desde as longas doze horas de viagem de ônibus que aquele rapazinho míope (óculos meio caído na ponta do nariz) e violão à tiracolo se destacava como referência. Não porque era quieto, nem por falante demais. Era por ser escutado. Quando puxava uma música ou quando dava opinião. Sempre e atentamente. Chamou a nossa atenção.

Chegados ao Recife, iniciados no encontro, as limitações de nossos participantes soteropolitanos, verdinhos no processo, emergiram. Não estavam entendendo nada.

" - Palestra? Mas não viemos aqui nos divertir?". Também. " - Mas cadê a praia?". Depois. 

Segurar a ansiedade quase patológica de adolescentes que funcionam a mil por hora não é tarefa simples. Mesmo com todo aquele ambiente cheio de novos amigos e amigas, dinâmicas originais e apelo formativo, foi difícil segurar a onda até que...

Até que Tiago entrou em cena.

Meio aborrecido, um tanto decepcionado e muito preocupado com o "mau exemplo" que seus colegas estavam dando, veio falar - bem sério - comigo:

- Braga, a gente tem que reunir a galera e conversar, assim não dá. Pessoal fica só de brincadeira (se referia a uma caminhada de oração que fazíamos e os nossos baianinhos tagarelas, nem aí)".

- Tá beleza Tiago. O que você sugere?

- Depois do jantar a gente pode se reunir e conversar. Eu falo com a galera, pode deixar.

- Certo. Na hora, se for necessário, também falo.

Terminado o jantar, toda delegação de Salvador foi para uma salinha à parte, enquanto todo mundo do encontro aproveitava o tempo livre. Pedi que sentássemos em círculo, os 20, e no chão. Por dever de ofício e por ter convocado aquele momento, apenas falei para passar a palavra a Tiago. Pronto. No final, depois de todo mundo ter falado, concluí: 

- Depois de tudo que foi dito aqui por vocês, não tenho nada a acrescentar. Basta fazer valer o que foi combinado aqui por vocês mesmos.

E dei a reunião de 30 minutos por encerrada.

Para quê força maior que um jovem convocar outros jovens a um propósito comum?! Certo que havia um apelo. Afinal, o que as outras delegações pensariam sobre o grupo de Salvador se continuassem atrapalhando os momentos daquele jeito?! Apesar da senha forte, mais forte foi a iniciativa daquele jovem rapazinho, míope, violão à tiracolo em mudar aquele panorama. E mudou. Poderia continuar o encontro inteiro me chateando com as inconveniências daqueles adolescentes semi-bárbaros. Mas não. A partir daquela conversa, o grupo mudou de postura e até recebeu elogios no final do evento. 

Acompanhar jovens não é tarefa fácil, nem tem fórmula pronta. Deu tudo muito certo e se algo a mais poderia ser feito foi por limitação nossa, dos adultos. Quando um jovem se interessa e topa assumir as broncas que vem como consequência de um projeto dessa natureza (a mesma do Escalada), sai debaixo. Ninguém segura. É só dar espaço e validar o protagonismo. 

Graças a Deus?! Também. Mas graças ao Tiago. Parabéns meu coordenador!

José Braga 
Assessor da PJM - Pastoral Juvenil Marista
-------
Rapaz tu me botou pra chorar no encontro vei que onda foi essa?? ehuehuehue Golpe baixo mas uma ótima surpresa!!! Tenha certeza que se hoje eu sou da maneira que sou é porque tive você como um dos meus exemplos de vida!! (Tiago Andrade)

Comentários

Postagens mais visitadas