A Arca de Noé - Rubem Alves

“Se na Arca de Noé estavam leões e tigres,
por que eles não comeram as ovelhas e os coelhos?” 
Por vezes, em minhas falas, conto aos meus ouvintes as perguntas que a crianças fazem, perguntas que revelam a sua inteligência. Porque a água fervendo amolece a cenoura e endurece o ovo? O que faz a terra girar? Quem inventou as palavras? Entre as perguntas se encontra essa, feita por uma criança: 

“Se na Arca de Noé estavam leões e tigres, por que eles não comeram as ovelhas e os coelhos?” 

Uma participante ficou angustiada com essa pergunta ímpia e, para esclarecer-me, enviou-me esse bilhete com a resposta ortodoxa: 

“Os leões não comiam cabritinhos porque estavam durante aquele período totalmente isentos de toda natureza selvagem que tinham. Durante os dias e as noites na arca, Noé e a sua família estavam responsáveis de cuidar dos animais, e Deus em sua sabedoria e amor fez com que todos os animais ficaram como que “temporariamente transformados”. Rubens, pelo pouco que te conheço, percebi que é muito inteligente.... Aconselho-te que procure uma Igreja Adventista do Sétimo Dia, e perceberá experimentando tudo o que Deus ainda não pode te mostrar. Beijos carinhosos.” 

Senti que sua pergunta era honesta e que ela se preocupava com a salvação da minha alma. Mas eu estou mais com a criança que com a resposta ortodoxa. E as perguntas me perturbam. 
Primeiro, acho extraordinário que os filhos de Noé tivessem acreditado. Hoje, em virtude da descrença, se eu anunciasse aos meus filhos que Deus me aparecera anunciando o fim do mundo por um dilúvio e dizendo que tínhamos de fazer uma arca, é certo que eles, com lágrimas nos olhos, me internariam numa instituição para velhos senis. 

Não sei se a Arca de Noé tinha espaço suficiente para todos os bichos, elefantes, girafas, ursos polares, avestruzes, hipopótamos, macacos, lagartos, cavalos, porcos, galinhas. Há de se considerar também a dificuldade logística de trazer todos esses animais e convencê-los a entrar na arca. Os ursos polares teriam de ser trazidos do ártico. As lhamas, do Peru. Por favor, não me julguem incrédulo. Tenho na minha sala de estar, num lugar de honra, uma magnífica tela “A Arca de Noé”, o patriarca barbudo e seus filhos e a bicharada em fila. 

Com certeza Noé falava a fala dos bichos e eles o obedeciam. Depois de todos lá dentro a arca foi fechada. Imaginem as toneladas de ração que deveriam estar na arca para que os bichos não morressem de fome! E as montanhas de fezes que não podiam ser jogadas para fora, porque a arca estava trancada. O cheiro era insuportável. A menos que Deus tivesse transformado o fedor em perfume. O trabalho diário de Noé e seus filhos, cuidando dos bichos, deveria ser gigantesco. Aí eu pergunto: Se os animais foram transformados temporariamente por Deus em seres pacíficos, por que Deus, todo poderoso, não fez uma transformação definitiva? Saídos da arca, os leões e tigres voltaram a ser carnívoros? Os cabritinhos e coelhos tiveram tempo de fugir? E se Deus pode fazer isso com os bichos, por que não o fez, definitivamente, com todos os homens, evitando assim o artifício cruel de matar todos por afogamento? Deixando de lado todas essas perguntas de uma razão ímpia, voltamos às delícias românticas da imaginação...

Comentários

  1. Simples: os animais são irracionais, mas o homens não. Podemos escolher o nível de nossa selvageria. Isso se chama livre arbítrio.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo,

    Não sei se vc é a mesma pessoa que comenta em outros posts. Seria legal que fosse, assim poderiam surgir debates mais interessantes.

    Sobre sua resposta me parece espirituosa, apesar de reducionista e, certamente, literalista.

    ResponderExcluir
  3. "Deixando de lado todas essas perguntas de uma razão ímpia, voltamos às delícias românticas da imaginação..."

    E assim, segue a humanidade, alimentando-se de ilusões.

    Milson - encontroracional.blogspor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E assim segue a humanidade, alimentando-se de ilusões".

      Um passo à frente, e você já não está no mesmo lugar. O motor disso é o sonho. Sonhos fazem sentido pra quem os tem. Às vezes individuais. Mas quando coletivos, são reais. Pois oferecem sentidos comuns. Quem puder entender, entenda.

      Na raça e na paz Dele,
      J. Braga.

      Excluir
  4. Da pra se notar que a sua inteligência não é suficiente para compreender as coisas de Deus, será que é porque a "sabedoria de Deus é loucura para os homens". Também percebi-se que você não ler a bíblia. Sua frase:"Há de se considerar também a dificuldade logística de trazer todos esses animais e convencê-los a entrar na arca". A bíblia: "Gênese 6.20:...conforme as suas espécies, dois de cada espécie VIRÃO A TI..." acho que não preciso falar mais nada, pois ja sei que sua sabedoria secular é insuficiente para compreender. " conhecerás a verdade e a verdade vos libertará". Ha! antes que eu esqueça " sem fé é impossível agradar a Deus". Alex Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex Oliveira,
      Obrigado por participar do blog e comentar. Não entendi se sua crítica era a mim, ou ao autor do texto (Rubem Alves) ou ao comentarista acima (Milson), pois você critica certa "falta de fé", o que não se aplica a mim, pelo menos. Mas, pela sua escrita, percebo graves entraves pra gente conseguir estabelecer uma discussão que chegue a algum lugar. Só alerto pra dificuldades sérias que você enfrentará na vida se continuar pensando que certa "sabedoria secular", que aqui se publica, está separada da "Sabedoria Sagrada". Não estão. Se puder entender, entenda.

      Na raça e na paz Dele,
      J. Braga.

      Excluir
    2. adriano fernandes10/11/2012 9:10 AM

      Anônimo se se vc lesse mais a Biblia saberia que vc foi desrespeitoso com com o J braga.ensinar é um dom divino ,julgar é pecado, (inteligência não é suficiente)vc acha que não precisa dizer mais nada ;errado vc deveria dizer a Ele que Deus o ama com todo seu amor.(JOão 3,16) e que Deus quer ter uma intimidade Pai filho com ele. e com vc também ser crente não é ser melhor que os outros e sim ser diferente. deixa o espirito de Deus agir na tua vida

      Excluir
  5. adriano fernandes10/11/2012 8:57 AM

    Meu querido Deus Criou o homem a imagem e semelhança dEle; dando ao homem alguns atributos Celestes que é o do raciocinio,e sentimento, o homem só é ruim por que quer; porque ele pode muito bem raciocinar qual tipo de sentimento vai usar; ódio ou amor; Deus deu também ao homem o pleno dominio sobre toda a criação de Deus; o homem só não pode dominar sobre o outro homem, este dominio só é dado a Deus;(genesis 1-26)
    Quando o homem tenta dominar outro homem;ex; dois presidentes, a uma guerra, dois homens comuns, á uma briga homen e mulher divórcio, reumindo o homem tenta ser Deus,mas o homem nunca vai dominar outro homem.

    sobre os animais se não houvesse a cadeia alimentar, não haveria espaço na terra pra hospeda-los ex; coelho de 6 a 10 filhotes a cada 3 mese. entendeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. An? Não entendi. Tem que ser alguma pessoa divinamente iluminada, praticamente um profeta, pra entender esse tipo de "domínio" e compreensão.

      Na raça e na paz Dele,
      J. Braga.

      Excluir
  6. "montanhas de fezes"
    Bom, pelo menos isso explica a sobrevivência das moscas!

    ResponderExcluir
  7. Noé não reuniu os animais,os animais vieram a ele assim como diz em "Gênese 6.20:"conforme as suas espécies, dois de cada espécie VIRÃO A TI...". Gostaria de lembrar que a arca não era totalmente fechada, tinha janelas na parte superior, e provavelmente eliminavam as fezes por essas. Também gostaria de lembrar que Deus tem poder para fazer com que os animais não se matassem.Quanto a sua pergunta "se Deus pode fazer isso com os bichos, por que não o fez, definitivamente, com todos os homens, evitando assim o artifício cruel de matar todos por afogamento?", essa é bem simples de responder, Deus nos deu alguns atributos Celestes que é o do raciocino,e sentimento, o homem só é ruim por que quer; porque ele pode muito bem raciocinar qual tipo de sentimento vai usar; ódio ou amor; Deus deu também ao homem o pleno domínio sobre toda a criação de Deus; Ele nos deu o poder de escolher qual caminho devemos seguir por isso ele não pode pacificar todos nós, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  8. A Arca de Noé, não passa de uma bela e falha historia de ficção religiosa. O intuito era banir o mal da terra, mas ele prevaleceu. Adentrou à arca 7 casais de cada herbívoro e 2 de cada carnívoro, tá na bíblia isso, seriam 14 animais de cada especie de herbívoro e 4 de cada carnívoro, bom, existem aproximadamente 1,5 milhões de especies de seres vivos no planeta, se foi tudo criação de DEUS e o que não entrou na arca morreu, então na menor das hipóteses e pra base de calculo simplificado, 3 milhões de seres viventes entraram na arca, é bicho e inseto pra caramba, e tudo obrigatoriamente tinha que ter entrado na arca. Ficaram enclausurados nela por + ou - um ano, não dá nem pra imaginar a possibilidade disso, sem falar que tem religioso que afirma que os dinossauros também embarcaram... Ainda tem as plantas, elas e nem suas sementes sobreviveria por tanto tempo submersas... Resumindo, isso ai não passa de uma historia pra tentar explicar o porque de se encontrar pequenos fosseis de animais marinhos encontrados nas montanhas ou desertos daquela região, como ainda hoje são encontrados. É basicamente a historia da cegonha ou do papai noel daquela época. :) (Y)

    ResponderExcluir
  9. Deus é soberano e não precisa dar satisfações ao homem sobre as coisas criadas e de que modo realizou tudo, embora ele tenha feito revelaçoes destas coisas em diversas épocas a alguns homens. isto é uma questão de fé e experiencia pessoal com ele. Deus só se dá a conhecer aos simples de coração e ocultará todas as coisas ao que se julgam sábios e entendidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas