Dias Marcantes II

Vou falar um pouco da minha intimidade...coisas que eu fiz que ninguém viu, que não tinha falado pra ninguém.

Hoje foi a crisma 2007, a segunda turma do ano. Foi uma turma boa, muito boa. Me orgulho por ter ajudado a formar os cristãos que assumiram sua identidade hoje como apóstolos.

Do meio da missa pra o fim, comecei a me emocionar bastante. Era o último evento oficial do Colégio Marista Cearense...o Colégio Cearense Sagrado Coração, como me ensinaram as tias desde as séries iniciais (Tia Ana, na alfabetização). No final da missa me emocionei pelos meninos, mas também por tudo que se passava pela minha cabeça...um verdadeiro filme da minha vida se confundia com minha passagem por aquele colégio...o colégio da minha vida!!! NUNCA nenhuma outra instituição de ensino cearense se comparará aquele que NUNCA será esquecido: o Marista Cearense!

Se eu nunca disse claramente, quero te dizer: "- CEARENSE, EU TE AMO!!! SEMPRE VOU TE AMAR!!!"

É...depois da missa, depois da Crisma, entrei no SOR e conversei um pouco com Ir. Jairo e com Tia Francisca. Mas minhas emoções não mais se continham. Decidi sair um pouco.

Como se tivesse sendo atraído por um imã, subi as escadas que dão na sala dos professores...e o choro, engasgado até ali, veio...com força, muita força! Tive vontade de passar a mão por todas as paredes como se quisesse pegar um pouco da força das centenas de milhares de alunos que por aqueles corredores passaram. Chorando. Vislumbrei, ao subir totalmente as escadas, o corredor que dava na minha sala do terceiro ano "D" de 98. Chorando. Segui direto e, pra minha surpresa a minha sala estava aberta. Entrei. Não acendi a luz. Olhei pra cada cantinho. Chorando. Me encostei na lousa. Olhei pras carteiras. Lembrei que a maior parte do tempo não tinha aquele ângulo de visão. Sentei numa das carteiras. Chorando. E recordei o lugar que costumava sentar. Praticamente vi a cada um dos meus amigos e amigas do meu Terceirão, cada um em seu lugar. Lembrei da Talytha, da Lívia, da Paula, da Íngrid, do João Chupão, do Stéfano, do Manel, do Tito, enfim...lembrei, lembrei e lembrei. Chorando. Levantei, agradeci a Deus por aqueles abençoados dias. Me ajoelhei no escuro daquela sala e beijei o chão Sagrado daquele santo lugar. Não é só uma sala de aula. É um sacramento, carregado, CHEIO de vida, da força vital de tantos e tantos alunos que por ali passaram. Chorando. Chorando. Chorando. Chorando...

Agradeci outra vez a Deus e voltei a passear pelos corredores. Tocando as paredes. Tocando as paredes. Chegando na janela da que foi o 9a B (já em 2007), me sentei. Era lá que sentava pra conversar com o João, o Eduardo e o nêgo Pedro antes das aulas. A gente chegava cedo demais...conversava era muito. Rsrsrs...(chorando).

Continuei até chegar à escada que dá na gráfica. Entrei naquele corredor um pouco. Chorando. Agradeci a Deus. Voltei, desci. Chorando e chorando...

Meu Deus, eu te agradeço de todo coração por tudo que fez em minha vida, mas especialmente por ter-me permitido ser aluno daquele colégio do Sagrado Coração. Te agradeço por todos com os quais convivi e estudei. Por todos os professores e educadores. Por todos que passaram por lá, antes, durante e depois de mim. Alunos e funcionários. Sou-Te eternamente grato, pois não sou digno de tanto. Só mesmo Tua desmedida misericórdia pra me fazer vivenciar tudo o que vivi. Palavras são poucas para expressar tudo o que me passou e que poderia dizer sobre os melhores anos da minha vida. Eu era feliz...e SABIA!!! Bendito sejas Senhor!
Eu me chamo José Braga, meu sobrenome: marista de coração! EU TE AMO MARISTA CEARENSE!!!

A todos os alunos com os quais partilhei os últimos meses do Cearense, devo muito, quase tudo! A vocês tudo de bom e de maravilhoso de parte de Deus!!!

Um chêro.

Na raça e na paz Dele,
J. Braga.

Comentários

  1. O u braga!
    muito lindo o q tu escreveu aee
    q tu leve o carisma marista pra onde vc for...
    td de bom
    felicidades ae
    pq tu merece muito
    valeuuuu bragaa


    obs: ou braga, se ligue na parada braga, valeu braga, se garantiu braga, fisioterapeuta braga. TO COM SAUDADES BRAGA
    HEHEHEHEH

    valeu cara

    ResponderExcluir
  2. Grande José de Braga Neto(eu sei que esse não é teu nome completo, hihi @@= ).
    É, uma dia todo mundo chega, todo mundo vai embora, vai rir enquanto o outro chora, mas jamais tire de sua memória, a glória, a honra e a responsábilidade de uma verdadeiro educador.
    Infelizmente nem todos tem ou tiveram a chance de ser educados como nós, infelizmente não foram todos que poderam saber o que é Marista, não é para todos sentir prazer em ser Marista, não é para todos o orgulho de ser Marista e não é para quase ninguém a gradeza que o Marista passa para alguns e você meu amigo velho, conseguiu essa grandeza, você é um grande filho, um grande homem e acima de tudo... um grande educador, parabéns.
    Eu digo com todo orgulho, eu fui um aprendiz do Braga, eu aprendi muito com ele e se Deus quiser vou continuar aprendendo e levando a diante as coisas boas que com ele aprendi, prentendo me tornar um grande educador assim como tu és.
    Muito obrigado pela amizade dedicada, pelo braço amigo, pelo sorriso amigo, pela palavra amiga... e muito obrigado pelo abraço sincero, estamos de braços abertos para te acolher, vamos sentir muito tua falta, mas como um Marista de coração, prometo para ti, que vou levar a PJM até onde for possível e o sucesso dela deve-se em parte a sua passoa... obrigado obrigado de coração...mas os tempos se passaram já é hora de partir, segue teu destino que um pedaço teu vai estar sempre aqui!

    Por: Coordenador da PJM-Fortaleza, ex-ALUNO Marista, neotéfilo e AMIGO, Fabio Bezerra Ervedoza Marista de Coração!

    ResponderExcluir
  3. Danielle Ferreira1/13/2011 9:37 AM

    Olá Braga! Sou Marista tb e terminei o terceiro ano no mesmo ano que vc, porém na turma E. Devo confessar que sinto muita saudades dos anos que estudei no Cearense e sua experiênca de "adeus" foi linda... Por um instante entrei no colégio, andei pelos corredores e vi as pessoas sentada nas janelas ou nas mesas. Hoje moro no Mato Grosso do Sul, mas levo um coração marista cheio de saudades daqueles dias que ficaram p/ traz. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Sara Ribeiro de Rezende6/15/2011 11:55 PM

    é impressionante braga, toda vez que eu leio esse texto eu me emociono, acho que pelo fato do Marista ter marcado tanto a minha vida, e educadores como você que enche a gente de orgulho por ter sido sua aluna e amiga. saudades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas